sexta-feira, 6 de maio de 2011

Par de vasos com decoupage, pintura e relevos em massa epoxi

Oi pessoal! dessa vez vou postar um artesanato um pouco diferente do que venho apresentando aqui! Hoje vou postar fotos e o modo de confecção desse par de vasos em cerâmica. E só a título de curiosidade esses dois vasos eu encontrei sobre uma mureta quando voltava pra casa! Eu perguntei pra senhora que estava no portão da casa e ela iria se desfazer dos vasos, ela disse que iriam para o lixo, então eu os pedi e os trouxe pra casa. Mas eles estavam muito descuidados, com uma pintura horrível, e umas flores de durepoxi medonhas! todas lascadas!.

Minha primeira providência foi com a ajuda de uma espátula retirar todas as flores de durepoxi dos vasos, os lixei e passei 4 demãos de esmalte branco
Depois escolhi os motivos da decoupage. Optei por pinturas renascentistas por combinarem com o formato dos vasos e com a proposta que eu queria! Essas pinturas eu encontrei em uma loja que vende quadros e molduras. São aqueles posters que são vendidos para serem enquadrados, tem de todos os estilos, desde naturezas mortas até arte contemporânea.
Pois bem depois de escolhidas:-No vaso mais alto eu escolhi a pintura "O nascimento da Venus" E para a tampa " Diana Caçadora" Já para o vaso mais baixo no vaso temos "Leda e o cisne " e na tampa "Edipo e a Esfínge". As imagens, eu recortei as figuras principais das pinturas e as dimencionei nas peças, centralizando e posicionando, porém antes de as colar nas peças eu lixei os vasos para que as figuras pudessem aderir ao vaos e a pintura se fixasse nos vasos. Depois de lixar eu colei as imagens com cola de madeira.
E depois de coladas eu fiz o fundo das imagens! pintei os cenários, sem ser fiel as pinturas originais! Eu preferí criar um ambiente diferente do das pinturas originais! Para isso utilizei tinta acrílica e pincel de cerda firme, como os usados em pintura à oleo.
Depois de seca a pintura era hora de fazer a moldura ao redor das pinturas. Foram apenas alguns rococós, guirlandas e cornucópias ao redor das pinturas. Depois de secos os relevos, eu pintei calmamente com tinta acrilica dourada, e envelhecí, com um pouco de betume em pasta.
Como finalização verniz incolor em toda a pintura e nos relevos. Pra dar uma vitrificada eu passei 5 demãos de verniz. E para dar uma incrementada eu passei alguns filetes dourados sobre algumas áreas das peças.








Um comentário: