domingo, 13 de novembro de 2011

Presépio Napolitano

Assim como no ano passado resolvi fazer um presépio, mas queria um estilo diferente de presépio, um que fosse mais rico, e com mais detalhes e pesquisando na internet, achei esse estilo de arte italiana, natural da cidade de Nápolis, onde a cena do nascimento de Jesus era transpassada para a roma medieval, dando enfase a arquitetura e ao modo de vida do povo romano da época.
Pois bem, e lá fui eu pesquisar materiais e o modo de confecção desses presépios, notei que os materiais são os mais simples possíveis, e que apesar de não parecer é bem simples de ser feito.
Eu pessoalmente optei por um diorama pequeno, mas esse tipo de presépio pode ter tamanhos variados, eu vi alguns sendo feitos dentro de lâmpadas e outros em barracões imensos.
De início eu esbocei em papel, o modelo das construções e os tamanhos, depois comecei a execução, mas voltando aos materiais, esses presépios são feitos principalmente sobras de casca de árvore de cortiça (rolha), mas como aqui esse material não existe, optei pelo papel, sobras de pequenos pedaços de madeira, isopor e EVA, além de cola quente, durepoxi, massa corrida e areia fina.
Agora sim, vamos a execussão: De início fiz os pisos com placas de madeira e as escadas com ripinhas de madeira, as paredes com papel paraná que foi o mais grosso que eu encontrei, para ficar firme eu coloquei como vigas de sustentação pedaços de madeira, que colei com cola quente ao piso do segundo andar, depois cobri com o papel paraná, os os detalhes dos arcos foram feitos em EVA cortado, dobrado e colado, em várias alturas para dar o relevo das construções romanas, os tijolos aparentes foram feitos em isopor.





 Para dar esse acabamento eu fiz uma textura misturando massa corrida acrílica com areia fina, e passei em todo o presépio com pincel, carregando mais onde eu achei necessário.

 A aparência de barranco conseguida aqui foi feita com várias camadas de papelão.
 A coluna foi feita com papel micro ondulado, já o capitel foi feito em durepoxi com base de isopor.
No próximo post, mostrarei o presépio pronto, creio que amanhã a tarde dia 14 de novembro ele já esteja pronto, aí já passarei os detalhes das cores e dos acabamentos, assim como dos personagens do presépio, que eu mesmo estou preparando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário