segunda-feira, 21 de março de 2011

Espelho egípcio esculpido em madeira, com estuque em massa epoxi

Olá pessoal!Enfim estou de volta com uma postagem decente e de alguma coisa interessante. Desta vez eu trouxe uma peça que eu sempre quis fazer mas não tinha em mente como executá-la, até que tomei coragem fiz meus estudos e VOILÁ!!!! Eu pessoalmente adorei o resultado final da peça. Ela não é exatamente como as peças das fotos das quais tirei o modelo, esse é mais parecido com um que possivelmente não exista mais e que pertenceu a Tutankamon, que possuia a parte espelhada em ouro e o cabo todo trabalhado em ouro pedras e marfim. A primeira vista pode parecer muito "carnavalesco" aos olhos de quem não é acostumado a arte egípcia, mas depois de se aprofundar um pouco verá que o povo egípcio adorava ostentação colorido e tinham um gosto meio "extravagante" aos olhos contemporâneos!
Essas duas imagens das quais retirei a "base" pra elaborar meu trabalho são de espelhos mais simples e de menor valor se comparados aos espelhos dos faraós, espelhos esses que não resistiram a ganância dos caçadores de tesouros.Bem vamos agora ao meu trabalho..... Utilizei uma madeira macia que havia no meu quintal pra elaboração do cabo,eu a arredondei e afinei uma das extremidades para que ficasse mais fina que aparte inferior, em resumo o cabo trata-se de um cilindro de madeira onde uma das extremidades foi afinada, e para o espelho em si, utilizei uma placa de mdf, que cortei em formato oval, cuidando para que na parte mais fina ficasse uma lingua que se encaixaria no cabo. Depois de unir o cabo ao que viria a ser o espelho, eu recobri toda a peça com massa epoxi, e modelei as abas que saem da cabeça da esfinge, com a ajuda de um esqueleto de arameDepois da peça recoberta era hora de iniciar a modelagem dos detalhes e da esfínge, lembrado que essa esfínge assim como todos os outros detalhes estão sobre toda a peça dos dois lados, depois dos detalhes a pintura, que foi feita com tinta acrílica dourada, prata, verde, vermelha, azul, azul cobalto, entre outras, Eu pessoalmente não me prendo às cores prontas, eu gosto muito de misturar as cores e criar as minhas próprias, acho que isso dá mais individualidade às peças



Aqui o espelho já no quadro, com um fundo pintado com tinta acrílica verde louro, o suporte pra prender o espelho foi feito com dois pedaços de arame de aço inoxidável, afixados à base com massa epoxi e pra dar mais segurança fiz furinhos e encaixei o arame antes de fixar a massa epoxiPor fim o já tradicional em minhas peças o envelhecimento que faço com betume tinta acrílica marrom e cera. Isso concede à peça um ar de original, de antiguidade, que dá um toque especial!!

Aqui se observa o formato e a espessura da peça além é claro dos detalhes. Detalhes esses onde eu procuro sempre imitar em massa epoxi o efeito do alveolado egípcio originalmente feito em ouro e pedras preciosas, semi preciosas, pasta de vidro, além de madeira e marfim.

Bom é isso espero que tenham gostado, e se gostou comente, se não gostou comente também, eu adoro críticas

4 comentários:

  1. Oi Flávio,

    Adorei!

    Seu trabalho é muito bacana.Gosto de todas as peças!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávio,
    Incrível o trabalho que fez! Cheguei aqui por intermédio da minha amiga Jana (Janaína Beserra. Ótima dica! Você é super criativo! Parabéns!
    Depois, passa lá no ArteSã Blog e faça-me uma visita, ok? Aguardo você.
    Beijocas,
    Si
    ArteSã Blog - Simone Salles
    http://artesablog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoraria um espepelho desse. Voce vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! e muito obrigado por comentar!
      Posso produzir um sim!
      Meu email pra contato:
      flaviohenriquedv@hotmail.com

      Excluir