Na execução da placa utilizei uma placa de mdf grossa, de cerca de 2,5 cm de espessura, corroí com uma micro retífica todos os cantos, arredondei, fiz algumas entrâncias representando fissuras da peça. Recobri toda a peça com gesso e para dar o efeito de rachaduras em toda a peça, eu joguei alcool sobre o gesso ainda molhado e ateei fogo, o gesso secou muito rapidamente e as rachaduras apareceram! Depois de bem seco, fixei a placa em uma base também em mdf, que utilizei como fundo para a moldura, para fixar uma peça na outra fiz alguns furos na parte de traz da peça mais grossa e na peça mais fina fiz alguns pinos de massa epoxi, que se encaixaram nos furos, para dar maior segurança coloquei cola instantânea.
depois de fixar a placa ao fundo do quadro iniciei os esboços das figuras , costumo fazer à mão livre, com o auxílio do modelo. Depois de desenhados iniciei a modelagem dos mesmos, com massa epoxi. costumo trabalhar das peças maiores para as menores, pois as menores são mais trabalhosas. Depois de todas as figuras e ieróglifos prontos e secos era hora da pintura
Para a pintura utilizei como base mais uma vez fotos de peças originais para ter como referência as cores e tonalidades originais. Como buscava algo bem realista utilizei de fundo tinta acrílica gelo, pois notei que a base das paredes era em sua maioria claras e em tons mais suaves. Utilizei tinta acrílica em toda a placa. dos lados e nas fendas uma tinta marrom com vermelho, pra dar a impressão de pedra, já que as paredes egípcias principalmente de templos e tumbas eram de pedra. Nas figuras utilizei cores mais vivas, para a pele um tom de marrom com ocre e branco. Utilizei tinta preta, verde, vermelha, amarela, laranjada, e muitas misturas para variar as tonalidades.
Em volta de todas as figuras. hieróglifos, e rachaduras utilizei a técnica de sombreado muito utilizado em trabalhos de arte countri. Nada mais é que utilizar um pincel chanfrado umido, com carga de tinta apenas na ponta, para dar profundidade às figuras e dar destaque as rachaduras
Como finalização pintei o fundo de preto e utilizei uma técnica de envelhecimento que uso em quase todas as minhas peças, que consiste na mistura de cera, tinta marrom e betume, mas nessa peça em especial acrescentei mais tinta à cera e menos betume. depois de seca, passei duas demãos de goma laka incolor em toda a peça
A pátina feita na moldura, tem de fundo uma mistura de tinta marrom com verde musgo, e de cobertura uma camada de tinta acrílica gelo. Essa pátina foi feita com cera, ou seja, de início dei 3 demão de tinta acrílica morrom com verde musgo aguardando secagem entre as camadas, Depois de bem seco, passei uma camada de cera de móveis, aguardei a secagem e encerei, sobre a cera uma camada de tinta acrílica gelo, e para dar o efeito de pátina utilizei uma escova de aço, pra arranhar a tinta, O intúito era esse mesmo de conseguir uma pátina grosseira
A moldura que utilizei é um reaproveitamento, eu achei essa moldura e logo ví que seria util, então a peguei, lixei ( era pintada com esmalte sintético preto ) e ví que era de madeira, mas com tonalidades diferentes, e estava com os cantos um pouco danificados daí tive a idéia de colocar essas folhas de acanto , nos cantos! srrsrs!!!! As folhas foram feitas em massa epóxi e pintadas nas mesmas tonalidades da moldura, mas depois decidí colocar uma fina camada de tinta dourada, para que ficasse mais aparente, e recebesse um certo destaque
Se quiser clique nas imagens pra ver ampliadas!
Oi Flávio,
ResponderExcluirQue lindo.Adorei as explicações da confecção da peça.Excelente!
Parabéns mais uma vez.
Abraços!!!
Muito bonito e diferente o seu trabalho, gostei bastante.
ResponderExcluirParabéns Flávio...gostei muito do seu trabalho, vc tem talento, quando puder visite o meu blog!
ResponderExcluirUm grande abraço e sucesso pra vc.
Édi
http://factfeeling.blogspot.com/
Parabens ... é maravilhoso...trabalho com artesanato a muito tempo e posso te garantir que é maravilhoso..Gi..
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