quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tintas e pinceis

Oi pessoal, dessa vez vim mostrar as tintas e os pinceis que eu utilizo em meus trabalhos. Eu gosto muito de tinta acrílica, mas também utilizo o latex branco e bisnagas de corante para fazer minhas próprias cores, eu pessoalmente não gosto muito de tinta a oleo ou esmalte ( aquele de pintar janelas )mas as vezes utilizo. Mas no geral utilizo quase sempre a tinta acrílica e o latex que eu mesmo preparo as cores. Quanto a esmate (esse de unha mesmo ) as vezes utilizo para detalhes onde a peça não será envernizada, ou seja onde quero uma nuance esmaltada, algo como uma imitação de pedra incrustada. Gosto também de utilizar a base de unha para detalhes de unhas dentes e lábios de algumas esculturas, dá a impressão de molhado. Em acabamentos eu utilizo muito os vernizes tanto fosco como brilhante, goma laka incolor, betume e cera. A técnica de envelhecimento que eu tanto falo no blog,e uso como acabamento leva cera ( aquela cera que vem em latas para móveis) betume e tinta acrílica
Pincéis........ Bem os pincéis com o passar do tempo fui juntando uma boa quantidade de pincéis, Hoje tenho pinceis chatos redondos chanfrados e utros muitos modelos e numerações, mas isso não é necessário para que quer fazer arte, bastam alguns. Eu pessoalmente recomendaria apenas um pincel mais largo tipo do nº8 ao nº12 (não precisa ser macio) para dar fundo nas peças, um outro macio para alguns detalhes nº2 ao n°6, um outro chanfrado que eu pessoalmente utilizo muito, eu recomendo o nº 8 que pode ser utilizado para qualquer tamanho de peça, e por fim um outro esse um filete nº0 que eu uso para detalhes. De início não é necessário mais que isso para se pintar uma peça. Lembrando que o preço dos pincéis varía de acordo com a marca e os pelos utilizados, vocês podem encontrar pincéis nº 8 por R$ 3,00 ou R$ 40,00, como disse depende da marca e dos pelos, lembrando que os pinceis nacionais são ótimos, porém para quem quer se profissionalizar não há nada como trabalhar com um pincel Winsor e Newton. Mas para artesanato um pincel nacional basta. ( Uma dica é não comprar os mais baratos, utilize os da tigre ou condor, que são ascesíveis e bons, alguns pincéis dos mais baratos após o uso abrem as cerdas e perdem sua utilidade)

Pessoal espero mais uma vez ter respondido suas perguntas, se não.... comente pergunte que eu procuro responder, da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário