quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Presépio terminado

Como prometido aí está o presépio terminado! EU particularmente gostei muito do resultado final!As fotos não estão boas porque estou sem máquina, e tirei as fotos do celular. Por isso desculpem a baixa qualidade! Mas creio que dá para ter uma ideia de como ficou. 
 Eu utilizei para o acabamento tinta acrílica em vários tons de marrom e terra, além de branco, preto, vermelho, ocre e verde. Para dar esses tons apliquei as cores de base e depois vim com tons mais baixos e mais altos somente esfumaçando com o pincel seco por cima. (utilizei um trincha larga para o esfumaçado)
 Para as plantas utilizei galhos de pinheiro e renda portuguesa seca, além de musgo.
algumas pedrinhas de rio, pedacinhos de galhos secos para as cercas,
 Fiz alguns instrumentos de trabalho como pá, inchada, rastelo, foice, vassoura, todos com palitos de churrasco, e latinha de refrigerante, apenas cortados e pintados em tons de ferro envelhecido e enferrujado. para a vassouro usei um pedacinho de corda de sisal.
A coluna foi pintada em tom de gelo, e depois fiz um marmorizado simples, marcando as emendas do corpo da coluna.








 Espero que tenham gostado e postem comentários. Pode ser criticando dando sugestões, xingando! Tanto faz! O importante é que comentem!

domingo, 13 de novembro de 2011

Presépio Napolitano

Assim como no ano passado resolvi fazer um presépio, mas queria um estilo diferente de presépio, um que fosse mais rico, e com mais detalhes e pesquisando na internet, achei esse estilo de arte italiana, natural da cidade de Nápolis, onde a cena do nascimento de Jesus era transpassada para a roma medieval, dando enfase a arquitetura e ao modo de vida do povo romano da época.
Pois bem, e lá fui eu pesquisar materiais e o modo de confecção desses presépios, notei que os materiais são os mais simples possíveis, e que apesar de não parecer é bem simples de ser feito.
Eu pessoalmente optei por um diorama pequeno, mas esse tipo de presépio pode ter tamanhos variados, eu vi alguns sendo feitos dentro de lâmpadas e outros em barracões imensos.
De início eu esbocei em papel, o modelo das construções e os tamanhos, depois comecei a execução, mas voltando aos materiais, esses presépios são feitos principalmente sobras de casca de árvore de cortiça (rolha), mas como aqui esse material não existe, optei pelo papel, sobras de pequenos pedaços de madeira, isopor e EVA, além de cola quente, durepoxi, massa corrida e areia fina.
Agora sim, vamos a execussão: De início fiz os pisos com placas de madeira e as escadas com ripinhas de madeira, as paredes com papel paraná que foi o mais grosso que eu encontrei, para ficar firme eu coloquei como vigas de sustentação pedaços de madeira, que colei com cola quente ao piso do segundo andar, depois cobri com o papel paraná, os os detalhes dos arcos foram feitos em EVA cortado, dobrado e colado, em várias alturas para dar o relevo das construções romanas, os tijolos aparentes foram feitos em isopor.





 Para dar esse acabamento eu fiz uma textura misturando massa corrida acrílica com areia fina, e passei em todo o presépio com pincel, carregando mais onde eu achei necessário.

 A aparência de barranco conseguida aqui foi feita com várias camadas de papelão.
 A coluna foi feita com papel micro ondulado, já o capitel foi feito em durepoxi com base de isopor.
No próximo post, mostrarei o presépio pronto, creio que amanhã a tarde dia 14 de novembro ele já esteja pronto, aí já passarei os detalhes das cores e dos acabamentos, assim como dos personagens do presépio, que eu mesmo estou preparando.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nossa Senhora do Ó em Massa Epoxi

Semana passada me chegou uma encomenda de uma imagem de uma Nossa Senhora grávida! Pois é! Eu nunca tinha visto uma imagem dessas e fui pesquisar.
 Descobri que se tratava de uma Imagem de Nossa Senhora do Ó ou Nossa senhora da Expectação.
 E lá fui eu pra execução da obra.
 De início uma armação de arame pra servir de esqueleto, um enchimento de papel alumínio, e o início da modelagem do corpo.
Para o pedestal da imagem eu utilizei massa epoxi e um pedaço de madeira torneado, no qual afixei o esqueleto da imagem.
Depois de fixado iniciei a modelagem da imagem, primeiramente do corpo em si, depois das vestes e por fim do rosto.
Me inspirei em uma imagem barroca ( a única que encontrei dessa Santa por sinal ).
 Depois de pronta a imagem dei início a pintura.
 No pedestal utilizei um craquelado grosso de fundo marrom, com cobertura de ouro velho.
 Para a imagem utilizei dois tons de azul para os mantos e gelo para as vestes, para a coloração da pele utilizei as cores pêssego, vermelho carmim, e pele, para os cabelos dois tons de marrom.
 Lembrando que todas as tintas são acrílicas. E para o acabamento final utilizei termolina leitosa.





 E para o acabamento final utilizei termolina leitosa.