domingo, 21 de julho de 2013

Depois de muuuito tempo um Oratório Barroco

Pessoal voltei!!!! Depois de algum tempo afastado do blog , eu estou de volta, e com um material meio confuso de imagens, mas acho que vai dar pra entender , eu tinha feito uma cronologia de fotos, incluindo os esboços e o "esqueleto" do oratório, mas perdi as fotos!!  Mas vamos assim mesmo! 
 
Trata-se de um oratório inspirado basicamente na arte barroca e rococó, mais européia que brasileira. Minha base de pesquisa foram meus livros e a internet principalmente, os materiais que utilizei foram basicamente madeira, o meu já querido DUREPOX! rsrsr, placa de eucatex para a base das paredes do teto e do piso, para os pés utilizei, quatro maçanetas de gaveta, e como base de medida inicial para o conjunto utilizei uma moldura antiga de quadro.

 À partir daí foram algumas medições para a base do altar interno todo construído em madeira, (madeira de caixas de uva encontradas em qualquer quitanda), cortei as janelas dos dois lados. O Frontão foi todo moldado em durepox, e as colunas (estas que estão marmorizadas em tom de vinho foram feitas inicialmente em papel micro ondulado e depois resinadas para ficarem rígidas, as outras colunas são todas em madeira redonda, algumas de cabides, outras de portfólios de propaganda. O teto externo e o piso foram feitos em madeira, na verdade aqui em casa havia uma cortina daquelas estilo japonesas de madeira, que minha mãe ia jogar fora então eu a aproveitei, a madeira é de ótima qualidade e depois de envernizada ficou com uma tonalidade muito bonita.








Para ressaltar a beleza do interior do projeto, meu pai me deu a ideia de colocar duas luzes de led nos cantos do oratório para que se possa observar melhor seu interior
 Confesso que o que mais me deu trabalho foi o teto, e foi o mais gratificante também, pois ficou muito bom o resultado, utilizei decoupage de algumas pinturas barrocas e fui emoldurando com volutas, guirlandas folhas e arabescos. 












 No cento do altar en cima pode se observar um divino espírito santa com um anjo e um santo, eu me inspirei no vitral do vaticano pra criar essa imagem com as nuvens saindo, e esse globo marmorizado de azul, o anjo e o santo eu retirei de um outro altar barroco, uni tudo isso e ficou mais ou menos assim! Ficou legal, embora o espaço seja um pouco reduzido para se trabalhar!rsr.




Na parte externa traseira do oratório não quis exagerar, apenas laqueei uma decoupage inseri uns arabescos e umas marmorizações, afinal de contas na maior parte do tempo essa parte do oratório ficará virada para a parede! Coloquei também duas colunas lisas que marmorizei.


 As janelas eu apenas fiz uma grade com durepox, uma moldura e na parte inferior dos dois lados inseri decoupages circulares com marmorizados, brasões e volutas, para não ficar muito branco na parte superior das lateirais criei alguns motivos florais, que casaram bem com o todo da obra.


 No interior como em qualquer obra barroca abusei das volutas, dos brasões, das colunas e das marmorizações, fiz tudo meio que por rumo, o que mais demorou foi criar os motivos, pensar nos tamanhos certos, nos movimentos, nas formas isso demorou pra caramba! rsrrs mas ia saindo de vagar! aos poucos



 Para não empoeirar ou danificar o interior eu coloquei um vidro na frente do oratório, as imagens minha mãe já tinha em outro oratório que eu havia feito, mais simples, que foi aos poucos se deteriorando, por ser aberto, os maiores culpados foram nossos gatinhos!sr que sismavam em entrar no oratório! 

 Toda a pintura dourada foi executada com purpurina dourada diluída em goma laka incolor, pensei em folhear a ouro, mas como os detalhes são muito pequenos o acabamento iria ficar meio grosseiro. O restante da pintura foi toda feita com tinta acrílica incluindo os marmorizados, como acabamento nas madeiras do teto e do piso utilizei verniz geral, e para os marmorizados utilizai laca chinesa.